Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2016

Lavar roupa suja

Imagem
No recente almoço de homenagem a Cavaco Silva, organizado, entre outros, por Leonor Beleza, o ex-Presidente da República confessou que manteve "muita coisa reservada" de forma a "preservar o interesse nacional" , pois "este  ainda não é o tempo de fazer revelações" . Mas deixou o alerta: quando sair o livro de memórias dos mandatos presidenciais, em preparação, vai haver revelações. Partindo do princípio de que a montanha não irá parir um rato, o que se poderá esperar do ex-Presidente? A avaliar por alguns prefácios da série Roteiros, nessa altura assistiremos a alguns ajustes de contas mesquinhos e completamente desfasados no tempo!

Música para consumo interno?

Imagem
O que pensar da afirmação de António Costa de que admite processar a Comissão Europeia caso sejam aplicadas sanções a Portugal? Nunca ouvi falar de nenhum processo contra a Comissão Europeia que tenha sido levado a bom porto. Quase de certeza que as palavras de Costa se destinam a mero consumo interno e para tranquilizar os parceiros de coligação. Ou então, para os adeptos das teorias da conspiração, preparar terreno para uma eventual crise política que desencadeie eleições antecipadas. O que está em causa, não cumprimento do défice em 2015, deixaria o PSD e o CDS em dificuldades, o que é um trunfo não negligenciável. PS-Ou então, a Comissão Europeia, com medo do desfecho do eventual processo a levantar pelo governo português, resolveu meter a viola no saco e engolir em seco!

Não aprender nada

Imagem
Bruxelas já decidiu avançar com sanções a Portugal (e a Espanha) por não cumprimento da meta do défice. Na carta enviada pelo vice-presidente da Comissão, Frans Timmermans, ao presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, é proposta a abertura de um diálogo estruturado em Setembro, para que seja definido o âmbito e a dimensão da sanção (em cima da mesa estará a suspensão de 16 fundos estruturais) pela violação do limite de 3% do défice estabelecido nas regras comunitárias. Pelos vistos o exemplo do Brexit ainda não foi suficiente. Depois não se espantem se outros povos resolverem seguir o exemplo dos britânicos! PS-Entretanto, quanto à multa, escapamos com a chamada sanção zero (tecnicamente, a decisão final caberá ao Ecofin que validará (ou não) a decisão da Comissão, mas ninguém acredita numa decisão contrária à recomendação da Comissão). Relativamente à suspensão de fundos estruturais, a decisão foi adiada para Setembro para o Parlamento Europeu. Quem ficou muito desiludido ...

Dentro de água, mantenham a boca fechada!

Imagem
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 vão ficar na História... pelas piores razões! A aldeia olímpica foi encontrada pelas primeiras delegações a desembarcar no Rio de Janeiro com os apartamentos em absoluta falta de condições de segurança e de higiene, ao ponto de algumas delas terem saído de imediato (a organização dos jogos enviou de imediato um batalhão de trabalhadores para a aldeia olímpica para resolver o problema). Mas quando se pensava que esta seria a pior notícia, eis que surge uma outra, a qual é de impossível solução até aos jogos. Os atletas que irão competir na Baía de Guanabara, irão fazê-lo, literalmente, no meio de fezes humanas, pelo que convém não esquecer o conselho dado por especialistas em saúde pública: "Dentro de água, mantenham a boca fechada!" . Para quem não sabe, a despoluição da Baía de Guanabara foi um dos compromissos assumidos pela organização, mas, ao que assistimos, não passou do caderno de encargos.

Um azar nunca vem só

Imagem
Para os lados de Alvalade, as coisas também não estarão a correr nada bem. A pré-época do Sporting estará longe de corresponder às expectativas. Para além dos resultados, maus, mas não decisivos para o que se avizinha, as competições ainda não começaram e já há jogadores no estaleiro com meses de recuperação pela frente.E caso para afirmar, um azar nunca vem só!

Santíssima Trindade

Imagem
Muito provavelmente o Espírito Santo, de nome próprio Nuno, não vai ser suficiente para (re)colocar o FC Porto na rota dos títulos. Para tal, mais uma vez, provavelmente, seria necessária a Santíssima Trindade toda. O problema é que Deus Pai, ao que se sabe, não vai muito em futebóis. Quanto ao Deus Filho, de nome próprio Jesus, está comprometido com um dos rivais do FC Porto!

Futuro Capitão América?

Imagem
Quando Donald Trump lançou a sua candidatura à Presidência dos Estados Unidos da América, ninguém o levou a sério, tendo sido, inclusivé, ridicularizado na imprensa. Agora que foi formalmente nomeado pelo Partido Republicano como candidato, os seus opositores parecem ter acordado para o pesadelo que será tê-lo como próximo Presidente da principal super-potência mundial. O "perigo" é real e a sua eleição, em Novembro, possível!

Tiro no pé

Imagem
Se a Espanha aspirava a reconquistar algum dos títulos perdidos de futebol (europeu ou mundial), ao escolher Julen Lopetegui para seleccionador nacional acaba de dar um tiro no pé. Imagens como a de cima (fotomontagem, evidentemente) só em sonhos. O homem enquanto esteve ao leme no FC Porto mostrou perceber tanto de futebol como a avó dele!

Limpezas de Primavera

Imagem
A purga na Turquia assume proporções bíblicas. Contam-se por dezenas de milhar as pessoas detidas ou demitidas. Se estivéssemos na Primavera, eu diria que o Presidente turco resolveu levar a cabo as limpezas de Primavera no país!

How to cheat

Imagem
É oficial, o atletismo russo não vai aos Jogos Olímpicos do Rio em consequência da revelação de uma fraude maciça de doping cometida pelo próprio Estado russo. Tudo terá começado após os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver onde a Rússia apenas conseguiu um sexto lugar no palmarés. Há mais modalidades envolvidas no esquema de doping, mas, relativamente a estas, o Comité Olímpico Internacional poderá deixar nas mãos das respectivas federações a participação (ou proibição) de participar nos Jogos Olímpicos.

Foi você que pediu um golpe de Estado?

Imagem
A origem do alegado golpe de Estado na Turquia está a levantar, um pouco por todo o lado, uma onda de suspeitas, não faltando quem afirme que quem esteve por detrás da tentativa tenha sido o próprio Presidente da Turquia. Em abono desta tese, o número de detidos e demitidos, demasiados em tão pouco tempo. Fica a ideia que a lista de nomes a afastar já estava preparada, faltando apenas o pretexto para tal. Que Erdogan almeja o poder absoluto (de que a ameaça de reintrodução da pena de morte é, apenas, o último exemplo), ninguém duvida e que só não o fez pela via constitucional porque o seu partido perdeu a maioria, também ninguém duvida.

O banqueiro do ano

Imagem
José Maria Ricciardi foi eleito, pela revista britânica World Finance, o Banqueiro do Ano na Europa. E ele, ao que se sabe, só ajudou a afundar o BES. Imaginem que ele tinha ajudado mais alguns bancos. Teria ganho, seguramente, o prémio Banqueiro do Ano do Mundo, quem sabe, do Universo!

Rússia ou dinheiro?

Imagem
Depois da vitória no Euro 2016, Fernando Santos, caso tenha recebido alguma proposta milionária de algum clube interessante (proposta milionária já existe, o clube é que poderá não ser interessante para o ainda seleccionador nacional), deve estar com um grande dilema. Assinar o contrato da vida dele com esse (hipotético) clube (interessante) ou continuar à frente da selecção nacional de futebol (não tenho dúvidas de que a Federação Portuguesa de Futebol tudo fará para assegurar a sua renovação)? É que depois da vitória no campeonato europeu, todos esperarão novo milagre, a vitória no campeonato do mundo de futebol! PS-Entretanto, soube-se, Fernando Santos assinou com a Federação Portuguesa de Futebol (pelo menos) até ao Euro 2020. Percebe-se, pelo sim, pelo não, a FPF resolveu precaver-se: caso Santos Milagreiro se descuide em 2018 (campeonato do mundo), pode redimir-se em 2020 (campeonato europeu).

A vida custa a todos

Imagem
Só Pedro Passos Coelho (e mais alguns do PSD) é que não vê problema nenhum na ida de Durão Barroso para o Goldman Sachs (à semelhança do que aconteceu com Maria Luís, mas isso não passa de um pormenor), mas o que é facto é que a vida custa a todos. Durão Barroso terá feito contas e chegou à conclusão que 367 mil euros em subsídios, um salário extra de 25 mil euros (que recebeu quando abandonou a presidência da Comissão Europeia), mais 11 mil euros mensais de pensão vitalícia não lhe chegavam para levar uma vida livre de preocupações!

Quem quis tramar Cavaco Silva?

Imagem
Afinal, Cavaco Silva não defendeu a aplicação de sanções a Portugal na última reunião do Conselho de Estado, soube-se pela voz de Lobo Xavier, desobrigado, em nome da verdade, do dever de sigilo pelo próprio Presidente da República. É caso para perguntar, quem quis tramar Cavaco Silva?

O Mestre

Imagem
Das reuniões do Conselho de Estado (CE), pouco ou nada transpira para o exterior e os comunicados divulgados no final são tão vagos e genéricos que bem poderiam ser escritos antes das reuniões se iniciarem. Mas, de quando em vez, há qualquer coisa que transpira. Foi o caso da última reunião do CE, na qual Cavaco Silva, única voz discordante relativamente à possibilidade de aplicação de sanções a Portugal, resolveu dar uma lição aos outros conselheiros, confirmando a legitimidade da aplicação das mesmas. Realmente, o homem não se enxerga!

Pergunta do milhão de dólares

Imagem
Quantos mais americanos terão de morrer até que os Estados Unidos da América decidam implementar o controlo das armas?

In memoriam

Imagem

Ser o melhor ou ser o primeiro

Imagem
Um dia ouvi uma frase a António Oliveira, antigo jogador e ex-seleccionador nacional, que nunca esquecerei. Disse António Oliveira que tínhamos de deixar de ser os melhores para passarmos a ser os primeiros. Pois bem, Fernando Santos, actual seleccionador nacional, pensando de forma idêntica (nas palavras de Fernando Santos, é preferível jogar feio e continuar em prova do que jogar bonito e ser eliminado), cumpriu o desejo de António Oliveira. Portugal era a melhor equipa do europeu? Provavelmente não. Portugal deslumbrou? Seguramente que não. Mas ganhamos o campeonato, cum caneco!

O caneco é nosso!

Imagem
"Listen very carefully, I shall say this only once: O caneco é nosso! "

Chamem a Super Mulher!

Imagem
O Conselho de Ministros das Finanças da UE (ECOFIN) aprovou as recomendações de Bruxelas relativas aos défices excessivos de Portugal e Espanha. Está assim aberto um processo que pode resultar em sanções a Portugal. "Em ambos os casos, conclui-se que o esforço orçamental ficou significativamente aquém do recomendado" , diz o comunicado. Portugal não conseguiu um défice abaixo dos 3% do PIB em 2015 e a Espanha mostrou que não conseguiria fazê-lo no prazo recomendado (final de 2016). Agora, como evitar as sanções? Fácil, muito fácil. Chamem a Super Mulher, a tal que, caso ainda fosse Ministra das Finanças, afastaria do país da rota de colisão com as sanções!

O pontapé da vida dele

Imagem

Sem perdão

Imagem

Enormíssimo buraco

Imagem
Tanto o PSD como o CDS querem saber o que se passa na Caixa Geral de Depósitos CGD) como se não tivessem sido governo durante quatro anos e meio (se durante todo esse tempo não perceberam a situação é porque não quiseram). Pois bem, Mário Centeno fez-lhes a vontade. A CGD apresenta um buraco superior a 3.000 milhões de euros, buraco esse convenientemente escondido pelo anterior governo (em conivência com a troika ) em nome da tão propagandeada (e elogiada) saída limpa do programa de ajustamento português.

Cumprir prazos

Imagem

Nem samba, nem sai de cima!

Imagem
A questão das eventuais sanções a Portugal (e a Espanha) parece uma daquelas telenovelas brasileiras que "nem samba, nem sai de cima" . Sempre que parece ir acontecer alguma coisa, a decisão é adiada (mais uma vez). Depois sucedem-se as explicações e as ameaças (veladas). Bem, para ser franco, ainda não percebi o que está em cima da mesa, se as sanções se devem à execução orçamental de 2015 (neste caso, Maria Luís Albuquerque, ex-Ministra das Finanças, afirmou ainda há bem pouco tempo que se as Finanças ainda fossem tuteladas por si o cenário nem se colocaria) ou de 2016. Se for este o caso, o mínimo que se pode dizer é que a decisão é precipitada. Ainda só temos 3 meses de execução orçamental e... as contas fazem-se no fim!

Imperador Pepe

Imagem
Antes de entrar propriamente no assunto, para que não haja mal-entendidos, um ponto prévio. Renato Sanches é um bom futebolista, provavelmente, um sobredotado para a prática do futebol? É. Se assim não fosse, não teria sido contratado pelo Bayern de Munique, um dos melhores clubes do mundo, e que não é conhecido por "enfiar muitos barretes" nas contratações que efectua. Dito isto, Renato Sanches foi considerado, pela UEFA, o homem do jogo em dois dos últimos encontros disputados pela nossa selecção, o que, na minha opinião (e não só) é tremendamente injusto para com Pepe, esse sim o melhor jogador em campo. Nesses dois jogos Pepe mostrou o que é defender e comandar a defesa, sem erros, sem exageros, enfim, um verdadeiro tratado da arte de bem jogar futebol.

Voltar aos bancos da escola

Imagem
A licenciatura conferida pela Universidade Lusófona a Miguel Relvas, Ministro dos Assuntos Parlamentares de Pedro Passos Coelho entre 2011 e 2013, foi considerada nula pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa. "Já não era sem tempo" , confidenciou Miguel Relvas a alguns amigos ao tomar conhecimento da decisão do tribunal. "Pretendo concluir a licenciatura e gostaria de o fazer antes da minha filha mais nova" , continuou o referido ex-ministro. Recorde-se, o processo relacionado com a licenciatura de Miguel Relvas entrou no Tribunal Administrativo no Verão de 2013, depois de o Ministério Público ter concluído que, das 36 cadeiras necessárias, Miguel Relvas fez apenas quatro. Pelas restantes recebeu equivalências, tendo em conta a sua experiência e formação profissionais. A filha a que Miguel Relvas alude nasceu a 19 de Maio de 2014.

Yes, we can!

Imagem
Agora, o céu é o limite. De lamentar apenas que Portugal, ao ganhar ao País de Gales no tempo regulamentar, perdeu a oportunidade de ficar na história dos campeonatos europeus de futebol como o único país que atinge a final sem ter ganho nenhum jogo nos 90 minutos. Mais uma vez, lamentável. Quanto ao resto, nada a assinalar. Portugal foi melhor, rematou mais, mereceu a vitória. Agora que venham os comedores de rãs, que temos umas contas a ajustar!

Brexit? No way!

Imagem
Portugal joga mais logo contra o País de Gales, uma das equipas sensação deste europeu. Ainda sem nenhuma vitória no tempo regulamentar (esta circunstância, provavelmente inédita, está a ser explorada por alguma imprensa no sentido de que Portugal já devia ter arrumado as botas, mas, ao que parece, isso é o lado para onde Fernando Santos dorme melhor), a equipa nacional está a 90, 120 ou 120 minutos mais uns pontapés de atingir a tão almejada final. Se o resultado fosse directamente proporcional ao valor do plantel, o assunto estaria mais do que arrumado. Como não é (o País de Gales está farto de o demonstrar) e como os excessos de confiança pagam-se caro, logo precisamos de uma selecção de fato macaco e camisolas suadas como se a vida deles dependesse disso.

É preciso descaramento!

Imagem
"Se eu ainda fosse Ministra das Finanças esta questão não se estaria a colocar" , afirmou Maria Luís Albuquerque a propósito das eventuais sanções a Portugal. Historiando, a questão das sanções a Portugal está em cima da mesa porque em 2015 (governo PSD-CDS até Novembro) o défice português foi 0.2% superior aos 3%. Mas para ela, a razão não é essa. As eventuais sanções, a acontecerem, é porque a Comissão Europeia não acredita no actual governo, nem nas suas contas (o que, por sinal, até é verdade). Mas deixando de lado este pormenor (que talvez seja pormaior!), é ou não é verdade que (1) Portugal cumpriu o plano de que a Comissão Europeia é co-autora sem pestanejar, indo até, em muitos aspectos, para além do pedido? (2) Que Portugal foi unanimemente elogiado pelos resultados obtidos? (3) Que o nosso país foi apresentado como o exemplo a seguir? Se a realidade teimou em não alinhar com a teoria, não foi por falta de empenhamento do governo português. Foi porque a receit...

Palavras de capitão

Imagem
"Ha, ha, anda bater, anda bater, anda. Tu bates bem. Se perdermos, que se foda. Anda! Personalidade, vai. Personalidade. Tu bates bem" . E foi desta forma, com mais algumas caralhadas pelo meio, que João Moutinho lá foi bater (e converter) uma das grandes penalidades...

Vítor Maya Constâncio

Imagem
Relativamente ao Brexit, não me oferece nenhuma dúvida que os partidários da permanência exageram nas consequências (negativas) da saída do Reino Unido da União Europeia e que os partidários da saída exageraram em sentido contrário. O que é certo é que, sendo uma situação inédita, ninguém conseguirá prever, com um mínimo de fiabilidade, as consequências da decisão do povo britânico. Ninguém? Não! Há uma pessoa que consegue, Vítor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu, o tal que, enquanto governador do Banco de Portugal, não conseguiu ver (nem prever) nada no caso BPN. Segundo ele, o impacto será limitado e, caso a situação dê para o torto, o BCE está aí para segurar as pontas ( "ainda temos instrumentos na nossa caixa de ferramentas" , nas suas palavras). Começando pelo segundo argumento, a caixa de ferramentas do BCE, o que temos visto da eficácia das mesmas não será nada tranquilizador. Sempre a reboque dos acontecimentos, não consegue arrancar a zona eur...

Atirar gasolina para a fogueira

Imagem
Ainda há poucos dias, a agência Bloomberg, citando declarações de Wolfgang Schäuble, Ministro das Finanças alemão, dizia que Portugal iria "pedir novo programa" e que iria tê-lo. Pouco tempo depois, o ministro alemão voltou atrás e esclareceu. Afinal, "Portugal não quer um novo programa e não vai precisar dele se cumprir as regras europeias que obrigam à consolidação orçamental e à redução do défice. Mas Portugal tem de cumprir as regras ou corre o risco de entrar em dificuldades e precisar de um novo programa de ajuda" . Declarações deste teor não são novidade na boca de alguns responsáveis europeus, particularmente alemães. A solução governativa portuguesa nunca foi do agrado de Berlim. António Costa na primeira deslocação à Alemanha ouviu da boca da chanceler alemã rasgados elogios à actuação do governo anterior. Declarações deste tipo, vindas de quem vieram, são irresponsáveis e insensatas, particularmente no momento actual. A não ser que o objectivo seja m...

O chico e o chico esperto

Imagem
Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, comprou uma casa no Algarve dias antes de tomar posse como governante. Apesar de residir, como habitualmente, em Cascais, declarou a casa comprada no Algarve ao Tribunal Constitucional como morada própria permanente, estando, consequentemente, a receber subsídio de alojamento (cerca de 25 euros por dia) por residir a mais de 150 quilómetros de Lisboa. E ao que parece, segundo declarações do próprio ao DN, o valor que recebe é para fazer face às despesas da casa do Algarve (prestação do crédito contraído) e não pretende abdicar disso! PS-Entretanto ficamos a saber que Carlos Martins, à semelhança dos casos anteriores, também ele vai prescindir do subsídio de alojamento. Mas isso só aconteceu após o caso ter caído no domínio público, como também aconteceu com os casos anteriores, o que diz bem do espírito com que estas pessoas abraçam a causa pública!

Closed until July 11

Imagem
Com a qualificação da Islândia para a fase final do europeu de futebol, metade da população deslocou-se para França para apoiar a sua selecção. Com a carreira (espantosa) que os islandeses estão a fazer, não me admiraria muito se um dia destes um visitante ao desembarcar na Islândia se deparasse com outdoors idênticos ao da imagem acima!