Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2017

Heróis improváveis

Imagem
O Moreirense ganhou a Taça da Liga. Depois de eliminar o FC Porto, ainda na fase de grupos, e o Benfica, nas meias-finais, foi a vez do Braga se vergar aos pés dos homens de Moreira de Cónegos. Ainda que com as devidas reservas, e à medida do nosso país, o feito do Moreirense é comparável ao do Leicester no último campeonato inglês. Não fosse o caso de o Moreirense estar a lutar pela permanência na Primeira Liga, dir-se-ia que o clube minhoto tinha terminado a época desportiva 2016-2017 em Janeiro e... em beleza!

Nacionalizar prejuízos, privatizar lucros

Imagem
Segundo a revista Sábado, as autoridades portuguesas já admitem a possibilidade de venda do Novo Banco a custo zero, desde que os compradores ainda em cena (Lone Star e Apollo/Centerbridge) deixem cair a exigência de garantias ao Estado. Ou seja, mais uma vez, caminhamos para a solução do costume: nacionalizar os prejuízos e privatizar os lucros!

Quem tem medo compra um cão

Imagem
Li outro dia que pessoas que pensem viajar para os Estados Unidos deverão prestar atenção ao que publicam nas redes sociais pois os americanos, caso não gostem, poderão recusar os vistos de entrada. Como quem tem medo compra um cão, não me inibirei de continuar a escrever o que penso. E eis o que penso (declaração que, muito provavelmente, me fechará as portas dos Estados Unidos): os Estados Unidos são o único país do chamado primeiro mundo onde um idiota consegue ascender à Presidência. Não faltam exemplos nos últimos anos, incluindo o actual inquilino da Casa Branca, o qual, para além de idiota chapado, deve julgar-se uma reencarnação de Hitler.

Dormir na forma

Imagem
Em entrevista recente, Augusto Inácio, treinador do Moreirense, declarou gostar mais do Canal Panda do que da BTV (Benfica TV). Mas desenganem-se, apesar dos gostos infantis, Inácio não brinca em serviço. A sua última vítima foi o Benfica, eliminado da Taça CTT, pelo Moreirense.

O mundozinho de Trump

Imagem
A retórica de Trump durante a campanha eleitoral, que muitos julgavam meramente eleitoralista, já esta a ser cumprida: corte do ObamaCare, denúncia do acordo Transpacífico (acordo de comércio com parceiros asiáticos), assinatura do decreto para a construção do muro na fronteira com o México (prevê-se que esta seja a primeira de uma série de medidas com vista a refrear a entrada de imigrantes e a reforçar a segurança nacional) , suspensão temporária de entrada de refugiados nos Estados Unidos, etc. Numa palavra, Donald Trump tem andado muito entretido no seu mundozinho. Para o mal e para o bem, quer Trump queira, quer não, a globalização veio para ficar. E mesmo, sendo os Estados Unidos a nação mais poderosa do planeta, os seus actos terão consequências globais e... imprevisíveis!

Legado presidencial

Imagem
Quando Bruno de Carvalho chegou à presidência do Sporting, parecia vir com um projecto com pernas para andar: endireitar as finanças do clube, acabando com as contratações a torto e a direito, e apostar na formação. Também, diga-se em abono da verdade, naquela altura não havia alternativa pois o dinheiro era um bem (muito) escasso para os lados de Alvalade. Contratou um treinador (Leonardo Jardim) que, tenho a certeza, com tempo, recolocaria, novamente, o Sporting na rota dos triunfos. Leonardo Jardim, em grande medida com a prata da casa, fez uma primeira época espantosa, o que levou o presidente do Sporting, qual puto impaciente, a fixar, como objectivo, a conquista do campeonato no ano seguinte. Jardim, que sabia que isso seria quase impossível, resolveu bater com a porta. Bruno não desarma e contrata Marco Silva com promessas de amor eterno. Paralelamente, Bruno de Carvalho, mal se viu com dinheiro nos cofres, decidiu assumir em mãos as contratações e comprou uma série de gente ...

Bater no ceguinho

Imagem
O Sporting em vez de insistir em "bater no ceguinho" (leia-se, arbitragens), deveria é reequacionar o seu projecto, se é que tem algum. No início da época o Sporting dedicou-se a comprar carne ao kg, senão mesmo à tonelada, tal a quantidade de atletas comprados (alguns dos contratados, provavelmente, nem chegaram a integrar o plantel leonino, tendo sido de imediato emprestados a outras equipas). Seguramente, todas essas compras foram articuladas entre a direcção e a equipa técnica. De toda essa gente, só um ou dois agarraram o lugar. Todos os outros, caso sejam convocados, vão aquecer o banco. Ora, para aquecedores de banco, não era necessário gastar dinheiro. Todos os jovens da formação leonina emprestados desempenhariam exactamente o mesmo papel, com a vantagem de, sendo da casa, custarem menos dinheiro. E, de certeza, caso fossem chamados a jogar, jogariam tanto ou mais do que "os reforços" contratados.

Gorden Kaye (1941-2017)

Imagem
Gorden Kaye, actor britânico, morreu ontem aos 75 anos de idade. Ficou conhecido pela personagem que desempenhou na sitcom britânica " Allo Allo" . Na referida série de comédia britânica desempenhou o papel de René Artois, dono do Café René, na França ocupada pelas forças de Hitler. Para os mais novos, a quem, provavelmente, o nome da série não diz nada, pesquisem na Net. Não há tristeza ou depressão que resista a René Artois e "compagnons de route" . Impagável!

Make the Sporting great again

Imagem
A dupla maravilha que iria recolocar o Sporting na senda da glória ultrapassou, claramente, o limite de validade. O Sporting, pela boca do seu treinador, já admite (em Janeiro!!!) ter o campeonato perdido. Agora o grande objectivo passa pela luta pelo segundo lugar!!! Com uma política de contratações completamente "ao lado" e uma estrutura claramente desorientada, o Sporting afunda-se na classificação. E de pouco adianta atirar as culpas para os erros de arbitragem. Terá havido alguns, que custaram pontos, mas a principal causa, repito, foi a política de contratações completamente falhada. De todos os atletas comprados, um, talvez dois, poderão ser considerados reforços. Todos os outros, caso fossem dispensados, não deixariam qualquer saudade em Alvalade. E neste aspecto, contratações, só há dois responsáveis, Bruno de Carvalho e Jorge Jesus.

Doer e muito

Imagem
Agora que a segunda tentativa de venda do Novo Banco estará prestes a ir por água abaixo, já se admite todos os cenários, incluindo a sua nacionalização (para memória futura, eis o que se foi dizendo a respeito da venda: em 2014 não daria prejuízo, em 2015 o prejuízo seria pequeno, em 2016 o Estado já só não queria perder nem mais um euro, em 2017 nacionaliza-se). O falhanço do Banco de Portugal, e do "menino" contratado a peso de ouro para a venda, é clamoroso. E não adianta tentar escamotear a verdade: o prejuízo vai doer (mais uma vez) e muito!

Resolução de Ano Novo de Putin

Imagem
O Ministério da Saúde da Rússia quer erradicar o tabagismo no país. Para tal, quer proibir qualquer pessoa, nascida após 2014, de fumar, mesmo em adulto . A medida, caso venha a ser implementada, será para entrar em vigor em 2033. Já não é de agora que Putin, que não fuma nem bebe álcool, vem endurecendo a luta contra o consumo de tabaco. Mas uma proibição deste género, tão absoluta, convenhamos, é completamente utópica. Até parece uma daquelas resoluções de Ano Novo que muita gente faz e esquece ao fim de duas semanas!

Perspectivas (pouco menos que) negras

Imagem
Mais logo, Donald Trump tomará posse como Presidente dos Estados Unidos da América, o 45º desde a independência do país. Eleito com o slogan "Make America Great Again" , o seu programa político para este primeiro mandato resume-se em poucas palavras: reverter o trabalho da administração Obama, construir um muro na fronteira México/EUA e antagonizar a China. É o que o mundo (e os norte-americanos) gostariam de ouvir? Seguramente, não. Esperemos que as diversas estruturas de controlo da administração norte-americana consigam amenizar o negrume que se adivinha no horizonte.

O pior Jesus dos últimos anos

Imagem
Como se já não bastasse aos leões (apenas de nome), depois da eliminação das competições europeias e da Taça da Liga, o Sporting foi também eliminado da Taça de Portugal (pelo Chaves). A única competição ainda em disputa até ao final da época é o campeonato, o qual, ainda não estando perdido, se apresenta muito tremido. O Sporting encerrou a primeira volta em quarto lugar a uma distância considerável do primeiro. Ainda que, para já, ninguém o assuma, ao que parece, a lua-de-mel entre treinador e presidente do Sporting caminha para um final menos feliz. PS-Chegados ao fim da primeira volta do campeonato, estará na altura de um breve balanço ao desempenho das principais equipas. E o que os números nos dizem é que o Benfica está bem lançado para a renovação do título e o Porto não está muito pior do que na época passada. A grande diferença é mesmo o Sporting que fez a pior primeira volta desde que Bruno de Carvalho assumiu a presidência do clube de Alvalade, o que será o mesmo qu...

Puro tacticismo político

Imagem
Ainda a propósito do acordo de concertação anunciado por António Costa, é, no mínimo, incompreensível que o PSD tenha demorado quase um mês a anunciar a sua posição. E quando a anunciou, fez tábua rasa de tudo quanto defendia ainda há não muito tempo. Mas. é claro, para meter grãos de areia na "geringonça" , vale tudo!

Nightmare in DC

Imagem
Estreia, dentro de poucos dias, um pouco por todo o lado (um pouco menos na Antártida, pois os pinguins, reconhecidamente, não são grandes apreciadores de cinema), a última super-produção de Hollywood intitulada "Nightmare in DC" . A expectativa é grande e, ainda que ninguém saiba, ao certo, com o que poderá contar, a produção promete suores frios e arrepios em grande.

Sair o tiro pela culatra

Imagem
António Costa é mestre em "jogadas" . Se dúvidas houvesse, a solução governativa saída das últimas legislativas prova-o à saciedade. Contudo, a respeito do acordo de concertação (subida do salário mínimo e redução da TSU) terá cometido um erro de julgamento. Anunciou um acordo sem ter condições políticas para o concretizar. Ao pretender encurralar o PSD na questão da TSU, saiu-lhe o tiro pela culatra. O partido social-democrata já veio a público informar que votará ao lado da esquerda a redução da TSU. E agora? Os patrões já berram por contrapartidas, caso a TSU caia...

Crise? Qual crise?

Imagem
Em 2016 a Mercedes-Benz registou em Portugal a segunda maior quota de mercado europeia, com 7.4%, logo a seguir à Alemanha, mercado natural da marca, onde a quota da Mercedes foi de 9%. Para além disso, segundo os responsáveis da marca alemã, 2016 foi igualmente o melhor ano de sempre de vendas em Portugal, com 18.342 veículos automóveis vendidos. Crise? Qual crise? Não falta dinheiro, estará é mal distribuído! PS-O excelente resultado da Mercedes-Benz em Portugal é a prova provada de que a política da "geringonça" , reposição dos rendimentos das pessoas, estimula a economia e fomenta o crescimento (pelo menos de alguns!). Não há dúvida, o dinheiro mal começou a entrar nos bolsos das pessoas foi logo parar às contas bancárias dos concessionários da Mercedes!

Vales zero!

Imagem
Ainda a propósito da venda do Novo Banco, todas as soluções em cima da mesa são más e nenhuma defende os interesses nacionais. Os fundos de investimento não estão vocacionados para o exercício da banca. O seu negócio é comprar pelo menor preço possível, retalhar e vender com o maior lucro possível! É assim que ganham dinheiro. O meu único espanto é Sérgio Monteiro, contratado a peso de ouro pelo Banco de Portugal para liderar a venda do Novo Banco, e o Banco de Portugal apresentarem como a melhor solução exactamente a oferta de um fundo de investimento! O problema é que, abortando esta segunda tentativa de venda, o valor do Novo Banco aproxima-se, perigosamente, de zero!

Três palavras, uma vida

Imagem
"Sou socialista, republicano e laico" (Março de 1995).

Erro de palmatória

Imagem
Hoje é inequívoco, a resolução do BES, da forma como foi feita, foi um enormíssimo erro cujas consequências ainda são, em larga medida, desconhecidas. Afinal o Novo Banco, o tal que herdou, unicamente, o filet mignon do BES está a revelar-se um poço sem fundo de imparidades. Fracassada a primeira tentativa de venda, a melhor oferta disponível nesta segunda tentativa é de um fundo investimento que, para além de oferecer uns trocos pela compra do banco, ainda exige uma garantia do Estado para prevenir eventuais prejuízos futuros. O melhor será dar o banco a quem assumir os risco do negócio!

Pierrot Centeno

Imagem
Durante meses sem certezas, ficamos a saber recentemente pela boca de António Domingues que afinal o Ministério das Finanças, pela boca do seu responsável ou por interposta pessoa, tinha prometido que a nova administração da CGD seria dispensada da apresentação das declarações de rendimento e de património. Se dúvidas houvesse, foram completamente desfeitas. A gestão do dossier CGD por parte do Governo teve a subtileza de um elefante numa loja de porcelana! Isto para não ser mais duro nas palavras, pois todo o processo roçou as raias da incompetência. PS-Ainda bem que o plano de recapitalização da CGD que, ao que tudo indica, continua em marcha não é da responsabilidade de Mário Centeno. Elaborado por técnicos, caso seja aplicado, deverá libertar o banco público do enormíssimo buraco aberto por sucessivas administrações de comissários políticos!

Roubo de catedral?

Imagem
Ponto prévio, a expressão roubo de catedral, a propósito do enviesamento dos resultados desportivos em consequência de erros de arbitragens, é da autoria de Jaime Pacheco, ex-glória do futebol nacional e actual treinador do Tianjin Teda, clube da Super Liga chinesa de futebol (julgo eu). Dito isto, a sucessão de "flops" do Sporting (eliminação das competições europeias, eliminação da Taça da Liga, atraso substancial na Primeira Liga) é da responsabilidade das arbitragens que o clube tem sofrido? Só cegos e fanáticos dirão que sim. Uma parte significativa dos maus resultados é única e exclusivamente da responsabilidade do próprio clube, direcção e equipa técnica, principalmente. O treinador não é o supra-sumo que julga ser e a política de contratações, mais uma vez, deixou muito a desejar. Compraram em quantidade, mas a falta de qualidade de muitos dos "reforços" é mais do que notória. Dizer o contrário é arranjar um bode expiatório externo para encobrir os erro...

In memoriam

Imagem
Figura maior da História do Portugal contemporâneo, se hoje vivemos em democracia, em grande parte o devemos a Mário Soares.

Mário Soares (1924-2017)

Imagem

Bye, (ou não) bye?

Imagem
Sejamos claros, só as arbitragens não justificam as sucessivas escorregadelas do FC Porto. Está na altura de uma grande limpeza, não da Primavera, que ainda vem longe, mas de uma limpeza de cima a baixo que, diga-se, só peca por tardia. E quando falo em limpeza de cima a baixo quero dizer do presidente ao porteiro, passando pelos jogadores e pela equipa técnica! PS-Consta que Filipe Vieira, presidente do Benfica, não adormece nenhum dia sem que reze uma Avé Maria a Nossa Senhora para que ela conserve vivos, de saúde e nos seus lugares todos os actuais assalariados da SAD portista.

Rei Mago português

Imagem
O Dia de Reis, também conhecido como Festa da Epifania, comemora-se anualmente a 6 de Janeiro. Há países, como a Espanha, em que é neste dia que se trocam os presentes. Se em Portugal fosse como em Espanha, que prenda gostarias que o Rei Mago (português) te deixasse no sapatinho?

Abre-te Sésamo!

Imagem
O sigilo bancário, que protegia as contas bancárias na Suíça desde 1934, tem os dias contados. As regras que fizeram do país um paraíso para as fortunas de empresas e milionários nos últimos 82 anos mudaram. O país está obrigado, desde o passado dia 1 de Janeiro, a reunir os dados bancários dos clientes estrangeiros dos seus 266 bancos para, a partir de 2018, os partilhar automaticamente com outros países. Estará, pois, na altura, digo eu, de muito (boa) gente por esse mundo fora procurar uma nova "caverna dos 40 ladrões" , selada e ao abrigo de olhares indiscretos!

Será desta?

Imagem
Já aqui o escrevi, o que está a acontecer a José Sócrates é indigno de um Estado de direito. Ninguém pode ver a sua vida eternamente adiada só porque o Ministério Público "pensa" que esse alguém possa ter cometido um (ou mais) crime(s). Hoje não haverá nenhum português que já não tenha uma firme convicção relativamente ao facto de Sócrates estar inocente ou culpado em relação aos factos que está a ser investigado (provavelmente, mais culpado do que inocente, pois as "fugas de informação" , sabiamente orquestradas, assim o indiciam). E ainda não houve qualquer acusação! A investigação tem-se eternizado, aparentemente, digo eu, porque até agora o Ministério Público não conseguiu uma única prova em defesa da sua tese. Março, caso não haja novo adiamento, será a data limite para o encerramento do inquérito. Será desta?

O mérito foi todo do Peres!

Imagem
O Programa Especial de Redução de Endividamento ao Estado (Peres) rendeu aos cofres públicos 1.434 milhões de euros (valor que supera os 1.277 milhões do perdão do governo anterior e os 1.075 milhões conseguidos em 2002), 551 milhões dos quais a contabilizar nas contas do Estado deste ano. Et voilá! Défice cumprido (o valor arrecadado representa 0.3% do PIB), uma espécie de quarto milagre de Fátima. O problema será quando não houver devedores (situação improvável), ou, havendo-os, as potenciais receitas não cubram as necessidades!

In memoriam

Imagem

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida...

Imagem