Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2018

Once upon a time... in Portugal

Imagem
Sinopse do filme Era Uma Vez... Em Portugal . Decorria o Verão de 2014, quando as autoridades portuguesas resolveram liquidar o banco BES e criar um outro banco apenas com os activos não-tóxicos do BES. Ao banco nascido das cinzas do BES foi dado o nome de Novo Banco. Para que não houvesse dúvidas relativamente à solidez do Novo Banco, foi feita uma injecção de capital de 4.900 milhões de euros, capital esse a título de empréstimo, a ser reembolsado com a venda do Novo Banco. Infelizmente a realidade não se compadeceu com as boas intenções das autoridades. Após várias tentativas falhadas de venda do Novo Banco, e com o Novo Banco a apresentar prejuízos ano após ano, desvalorizando-se a olhos vistos, a venda foi, finalmente, concretizada, alguns anos depois, a um fundo de investimento norte-americano, por um preço meramente simbólico, ficando o prejuízo a cargo dos contribuintes portugueses.

Novo Banco = Novo Prejuízo

Imagem
O Novo Banco decidiu mudar de imagem. Deixou cair a borboleta e adoptou o único objecto do universo capaz de  "comer" tudo: o buraco negro. Na verdade, o objecto escolhido corresponde muito melhor à trajectória do que tem sido o Novo Banco. Constituído a partir da resolução do BES, supostamente apenas com os seus bons activos, a solução foi então apresentada como a melhor possível, livre de encargos (à data e futuros) para os contribuintes. Só que, azar dos azares, o Novo Banco ainda não parou de registar prejuízos, apresentando em 2017 mais 1.395 milhões de euros de prejuízo. Ainda haverá alguém suficientemente crédulo que acredite na treta do "sem custos para os contribuintes" ?

Histórias da carochinha

Imagem
Segundo o Jornal de Negócios, a carga fiscal em 2017 (34.7% do PIB) foi a mais elevada desde 1995, ano em que o INE começou a compilar dados sobre as contas públicas. Este dado esbarra frontalmente com a trajectória prometida pelo Governo de António Costa, desagravamento da carga fiscal. Mesmo tendo em conta o elevado crescimento da actividade económica verificada o ano passado, os impostos e as contribuições cresceram ainda mais. A (prometida) descida dos impostos directos foi mais do que compensada pelo (despercebido) agravamento dos impostos indirectos. Enfim, pormenores sem importância...

Abrir a caixa de Pandora

Imagem
Carles Puigdemont, consciente ou inconscientemente, abriu a caixa de Pandora no que diz respeito à independência da Catalunha. Claramente ao arrepio do Direito espanhol, desencadeou um processo que só poderia dar no que deu. Não conseguiu a independência da Catalunha e provocou uma crise sem fim à vista. Agora detido pelas autoridades alemãs, não me parece que a sua tentativa de se transformar em mártir da causa catalã vá resultar em algo de palpável. Só os fundamentalistas catalães, repito, ao arrepio do Estado de Direito espanhol, saem às ruas clamando a sua libertação.

Donald Dummy Trump

Imagem
Já aqui o escrevi mais do que uma vez, os Estados Unidos são o único país do chamado Primeiro Mundo em que um qualquer pouco mais do que idiota pode aspirar ao mais alto cargo da nação. Não faltam exemplos e o actual inquilino da Casa Branca é um desses. Impor taxas alfandegárias a importações para proteger indústrias obsoletas, não resolve problema nenhum. Apenas adia o inevitável e abrir uma guerra comercial com a China é um autêntico tiro no pé. É apenas uma questão de tempo.

Show off dispensável (II)

Imagem
Ainda a propósito da limpeza das matas, se o show off do Governo era dispensável, o do PR, por maioria de razão, ainda o era mais. Sem responsabilidades executivas, MRS deve preocupar-se em dar voz aos sectores da sociedade mais desfavorecidos e não em alinhar no marketing político do Governo.

Show off dispensável

Imagem
Já toda a gente percebeu a importância de matas limpas para a prevenção de incêndios, assim como toda a gente percebeu que era impossível fazer até 15 de Março o que não foi feito nos últimos 10, 15 ou mais anos. O que não se percebe é o show off dado por António Costa e mais uns quantos membros do Governo a participar em acções de limpeza de matas. Vestir o equipamento de protecção e pegar numa roçadeira ou moto-serra para 30 segundos de filmagens e de fotografias é uma afronta para todos os atingidos pelos fogos do último ano.

fakebook

Imagem

Tarda, mas não esquece!

Imagem
Não é só em Portugal que a Justiça começa a incomodar os ricos e os poderosos. O último exemplo chega-nos de França onde o ex-Presidente Nicolas Sarkozy foi detido e interrogado pelas autoridades sobre possível financiamento ilegal do regime líbio de Kadhafi à campanha eleitoral que o levou ao Eliseu em 2007. É caso para dizer, a Justiça pode tardar, mas não esquece!

Resultados garantidos!

Imagem

Centeno Big Brother

Imagem
Para gastar dinheiro, aos ministros não resta alternativa senão deixar que as "broncas" estourem na comunicação social (último exemplo, ponte 25 de Abril). Só assim as Finanças libertam as verbas... a conta-gotas. Querias dezoito, levas três!

Caído em desgraça

Imagem
Barreiras Duarte parece ter caído definitivamente em desgraça. Depois do episódio de Berkeley, agora é o problema da sua morada para efeitos de cálculo do subsídio de transporte e ajudas de custo na Assembleia da República. Como as coisas estão, a Barreiras Duarte parecem restar unicamente duas alternativas: (1) sai pelo seu pé, resguardo-se a si e ao partido, ou (2) sai empurrado. Seja qual for a alternativa, os seus tempos de secretário-geral do partido estarão a chegar ao fim. PS-Chegaram mesmo ao fim os dias de Barreiras Duarte como secretário-geral ainda antes de esta publicação ficar online . No passado sábado apresentou demissão, demissão essa imediatamente aceite por Rio.

O fado de Rio

Imagem
Se o discurso de Rui Rio era sincero (e até prova em contrário temos de o aceitar como tal), gerir os "casos" de alguns elementos da sua equipa não será tarefa fácil. A culpa não será dele, mas a responsabilidade é inteiramente sua: foi ele quem os escolheu!

O contabilista de Auschwitz

Imagem
Ainda que a História não se repita, esquecê-la significa repetir os mesmos erros vezes sem conta. Vem isto a propósito da notícia da morte de Oskar Gröning, conhecido como "o contabilista de Auschwitz" , e da necessidade de não deixar as gerações futuras esquecerem um dos períodos mais negros da História da humanidade. O Holocausto foi real, não uma mera fantasia saída da mente delirante de um argumentista.

O herói de Plzen

Imagem
Rodrigo Battaglia manteve vivo o sonho do Sporting na Liga Europa. Contudo, o sorteio dos quartos-de-final não foi nada favorável às esperanças do clube leonino, colocando o Atlético de Madrid no seu caminho. Ainda que impossível não rime com futebol, a tarefa do Sporting afigura-se complicada.

Pensando melhor, pistoleiros!

Imagem
Já aqui foram retratados como pombos da paz. Mas, pensando melhor, o mais realista será baixar as expectativas e devolvê-los à sua condição original: pistoleiros! Depois, logo se verá os resultados da cimeira entre os dois.

Stephen Hawking (1942-2018)

Imagem

Alerta vermelho!

Imagem
A nação portista, também ela, entrou em alerta vermelho e não foi por causa do tempo. Com a derrota na última jornada frente ao Paços de Ferreira, o Porto viu o Benfica aproximar-se perigosamente do topo da tabela classificativa. A margem de manobra esgotou-se, nova escorregadela e o campeonato bem pode ir parar às mãos dos rivais.

Imperador Xi Jinping

Imagem
Conforme se esperava, a sessão plenária da Assembleia Nacional Popular da China aprovou o fim da limitação dos mandatos dos Presidentes, abrindo a Xi Jinping a possibilidade de se entronizar no poder. Caso queira, Jinping pode ser o Presidente da China até ao dia da morte.

Admira a troika ter ido embora!

Imagem
Ainda a propósito da exorbitante verba paga pela EDP em sede de  IRC 2017 (relembrando, 10 milhões de euros relativos a mais de 1.500 mil milhões de euros de lucros), António Mexia, Presidente Executivo da EDP, no dia 1 de Março (dia da apresentação das contas à imprensa) afirmou que a EDP, por si só, representou 9% do IRC cobrado em 2017. Não admira nada Portugal ter sido intervencionado pelo troika . Admira sim a troika ter ido embora! É só fazer contas!

Máquina de fazer dinheiro

Imagem
A EDP é uma autêntica máquina de fazer dinheiro, uma máquina quase tão boa como o BCE. Não acreditas? Pois bem, em 2017 de um lucro de 1.52 mil milhões de euros, a EDP pagou, de IRC, a astronómica soma de... 10 milhões de euros! Eu também gostava de um tratamento idêntico da parte das Finanças.

Pombas da paz

Imagem
Ainda há poucos dias trocavam ameaças de guerra e insultos entre si. Num volte-face extraordinário, que apanhou o mundo de surpresa, o Presidente norte-coreano convidou o Presidente norte-ameicano (que aceitou) para uma cimeira ao vivo para debater o problema da desnuclearização da Península da Coreia. A cimeira irá dar alguns resultados práticos? Ninguém saberá, mas abre-se uma janela de oportunidade.

O cerco aperta!

Imagem

Novo emblema do Benfica

Imagem
Espera-se que a nova mascote não danifique, em demasia, o relvado do estádio da Luz antes do início dos jogos!

Para quando xeque ao rei?

Imagem
Paulo Gonçalves, um dos homens-fortes da Direcção do Benfica, foi detido pela Polícia Judiciária por suspeitas de corrupção. O assessor jurídico do clube encarnado é suspeito de ter subornado dois funcionários judiciais, que foram também constituídos arguidos, bem como um técnico de informática. Estes terão vendido informações em segredo de justiça ao dirigente encarnado, acedendo à rede informática Citius de forma ilegal para passar dados sobre investigações em curso relacionadas com o clube, entre elas os denominados casos dos e-mails e dos vouchers. Costuma dizer-se que não há fumo sem fogo e, neste caso, por muito que o Benfica clame estar a ser vítima de uma alcavala, tudo parece indicar o contrário. Os peões estão a cair. Para quando xeque ao rei?

Em alta!

Imagem
A teia foi tão bem urdida que os resultados, provavelmente, estarão a superar as expectativas. António Costa, hoje, não poderia estar mais longe de ser um homem às aranhas. Em alta na governação, com os resultados da economia (em alta) e do desemprego (em baixa), sem oposição interna digna desse nome, parceiros de solução governativa  "domesticados" , perspectiva de acordos com o PSD... Por outro lado, caso se venha a confirmar-se que PSD e CDS concorrerão separados nas próximas legislativas, António Costa tem as eleições ganhas. Só falta saber por quanto!

Nada que uma sessão espírita não resolva!

Imagem
O Bloco de Esquerda requereu a audição de Bruto da Costa (sociólogo e antigo Conselheiro de Estado que, ao contrário do ditado popular (Se vires um pobre com fome não lhe dês peixe, ensina-o a pescar) defendia que nessa circunstância se devia dar o peixe e a cana ao pobre) no âmbito da comissão parlamentar para acompanhar a negociação das perspectivas financeiras e do próximo quadro comunitário de apoio. Como, perguntarão os mais atentos, uma vez que Bruto da Costa morreu em Novembro de 2016? Nada que uma sessão espírita não resolva, responderão os voluntariosos bloquistas. Invoca-se o espírito de Bruto da Costa "et voilà" !

(Futuro) Rei Leão?

Imagem
Com a derrota frente ao FC Porto, o Sporting ficou com a vida extraordinariamente complicada para atingir o grande objectivo desta (e das últimas) época(s): conquistar o campeonato. O próprio Jorge Jesus reconheceu isso no final do jogo quando afirmou que não acredita que o Porto perca três jogos até ao final do campeonato. Contudo, tendo perdido o jogo e (muito provavelmente) o campeonato, o Sporting ganhou definitivamente um jogador, o jovem Rafael Leão. Assim Jorge Jesus lhe dê oportunidade para tal.

O drama do povo sírio

Imagem
Se (e quando) a guerra acabar, a Síria não passará de um monte de escombros onde faltará tudo. Uma verdadeira tragédia humanitária sem fim à vista. Num mundo mais justo, Assad há muito teria sido deposto, julgado e condenado em tribunal por crimes contra a humanidade. Isso só não acontece porque Assad, desde sempre, teve "as costas quentes" por figurões da cena internacional.

Esta cena não te faz lembrar nada?

Imagem
O Presidente da Turquia, Erdogan, chamou uma criança de seis ao palco onde discursava, dizendo-lhe que, se se tornar um mártir, ( "Deus queira" ), seria enrolada na bandeira turca. Esta cena não te faz lembrar nada? A mim faz, Hitler, nos derradeiros dias do cerco a Berlim, que até crianças condecorou como se fossem heróis de guerra.

O primeiro de uma nova dinastia?

Imagem
Os Presidentes da China estão constitucionalmente condicionados ao limite de exercício de dois mandatos consecutivos. Mas Xi Jinping, actual líder da China, está disposto a mudar isso. O Partido Comunista Chinês propôs a exclusão da Constituição desse limite, uma manifestação de força de Jinping que se apresta a reescrever as regras. Jinping, o primeiro (imperador) de uma nova dinastia?