Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2020

São todos iguais!

Imagem
Primeiro, não podia ser, grandes obras públicas de interesse nacional não podiam ser travadas por lutas partidárias. Há que mudar a lei. Agora, que, tanto a esquerda como a direita, não lhe deram corda, e o PS em minoria nada consegue fazer, "Acataremos,não há drama" . São todos iguais.

Poço sem fundo

Imagem
O Novo Banco vai pedir ao Fundo de Resolução mais 1.037 milhões de euros por conta dos prejuízos relativos ao exercício de 2019. Como o Fundo não tem dinheiro, adivinha quem vai pagar! Não há dinheiro para os serviços públicos básicos, mas, graças a Deus, para a banca a torneira é inesgotável. Para os mais distraídos, o Novo Banco, resultante da resolução do BES, iria incorporar apenas os activos bons e, assim que fosse posto à venda, seriam tantos os compradores que se adivinhava uma corrida maior do que a Grande Corrida ao Ouro no Alasca (finais do século XIX), que levou cerca de 100.000 garimpeiros à região de Klondike. Pois bem, a História encarregou-se de desmentir as fábulas que o Governo Passos-Portas nos andou a contar. Mas, curiosamente, o(s) banqueiro(s), cuja ganância (e estupidez) conduziu a banca à falência, ainda não foram julgados nem condenados. Nem se sabe se algum dia o serão!

Podre de maduro

Imagem
As recentes acusações da Venezuela à TAP são, no mínimo, inqualificáveis. A estratégia é velha, tão velha que ainda admira haver quem caia nela: arranjar um inimigo externo para disfarçar problemas internos. Personificação de um regime velho e caduco, que enterrou a Venezuela na maior crise económica e social de que há memória, Nicolas Maduro amadureceu tanto que estará prestes a cair de podre.

Mais (mais) ou mais (menos)...?

Imagem
Isabel dos Santos pode ser a mulher mais rica de África, mas, com a recente decisão da Justiça portuguesa, provavelmente, (já) não será a mulher mais rica de Portugal!

In memoriam

Imagem
Encontrar um bom amigo é difícil, dizer-lhe adeus ainda é mais. (Júnior, 2004-2013)

The Godfather (do OE)

Imagem
O Orçamento de Estado para 2020 foi aprovado. O fecho do debate, pelo lado do Governo, foi feito por Mário Centeno, o qual, encarnando o papel de um verdadeiro Godfather disparou à esquerda (do PS) e à direita ( Entraram mais de 600 propostas a maioria das quais não foi discutida, avaliada ou quantificada , por exemplo), não deixando pedra sobre pedra. Fosse Mário Centeno um real godfather , e vivêssemos nós nos Estados Unidos nos anos 30 ou 40 do século passado, o Parlamento português estaria hoje substancialmente mais vazio.

Por quem os sinos dobram

Imagem
Segundo a imprensa, Isabel dos Santos estará a negociar com a Justiça angolana a devolução do dinheiro indevidamente desviado em troca do fim das acusações que pesam contra ela e evitar, dessa forma, a acção judicial. A ser assim, será, no mínimo, curioso perceber como o apuramento dessas verbas irá ser feito. Estaremos seguramente a falar de muitos milhões de dólares, mas, à semelhança do que acontece em qualquer parte do mundo, começa-se por pedir este mundo e o outro para acabar num acordo de algumas centenas de milhões, que branqueia a situação sem resolver o problema de fundo. E, como já aqui escrevi, oxalá estejamos em presença de um combate sério à corrupção em Angola e não à substituição de uma elite por outra. Porque ninguém tenha dúvidas, e passo a citar, "o que os portugueses terão roubado em 500 anos de colonização é uma ridícula parte comparada com o que os dirigentes dessas colónias roubaram aos seus povos em menos de 50 anos de independências" (MST).

Novo meteoro na política portuguesa?

Imagem
Como já era mais ou menos esperado, o Livre retirou a confiança a Joacine Katar Moreira. Como a deputada já tinha feito saber que não renunciaria ao mandato, e como o Livre já veio clarificar que em situação alguma lhe pedirá que o faça, o partido fundado por Rui Tavares fica sem representação parlamentar. Mas quando se esperava que o Livre iria tentar esquecer Joacine o mais rapidamente possível (que se revelou um erro clamoroso de casting político), eis que o partido, num gesto eloquente de respeito pela História, decidiu afixar na entrada da sua sede nacional o retrato da sua ex-deputada (reproduzido na imagem acima) a primeira dos muitos deputados que o partido espera vir a eleger nos próximos actos eleitorais. Há também quem diga que o retrato é para os orgãos do partido, futuramente, não caírem nos mesmos erros aquando da escolha das pessoas para as listas, sobretudo se houver alguma, por mais ínfima que seja, esperança de eleição.

Finalmente!

Imagem
Concretizou-se ontem, pelas 23:00 horas, uma das coisas que, muito provavelmente, a maioria dos britânicos menos desejariam à data actual: a saída do Reino Unido da União Europeia. Ainda que o facto não produza efeitos (práticos) de momento (está previsto um período de transição de 11 meses), se a saída foi problemática, as verdadeiras dores de cabeça começarão agora com as negociações para o pós-transição. E resta saber o que acontecerá ao Reino Unido. Continuará unido, ou a saída da UE marcará, também, o início da sua fragmentação em estados completamente independentes? Apenas um exemplo, a Escócia (talvez o caso mais bicudo e que, provavelmente, irá suscitar maior interesse mediático), que desde o início do Brexit manifestou intenção de continuar a fazer parte da UE.