Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2018

Próspero Ano Novo

Imagem

O flop do ano (Portugal)

Imagem

Super totó

Imagem
Que os americanos não são (todos) totós, não será novidade para ninguém. Mas que o Presidente deles é um super totó, também não será novidade. Senão ele, quem mais se lembraria de comprometer a identidade e a localização dos Navy Seals no Iraque?

Feliz Natal e...

Imagem

In dubio pro reo

Imagem
Nuno Sá, deputado do PS, estava no final da manhã do passado dia 12 de Junho em visita à fábrica de Caixiave (Ribeirão, Famalicão) e no final desse mesmo dia continuava em Famalicão onde assistiu às marchas Antoninas. No entanto, nesse mesmo dia, marcou ponto na Assembleia da República (Lisboa). Hipótese 1-Tem o dom da ubiquidade. Hipótese 2-Aproveitando a tarde, resolveu fazer a rodagem ao carro, percorrendo cerca de 700 km (Famalicão-Lisboa, ida e volta). Ao chegar a Lisboa, decidiu ir tomar café à Assembleia da República e aproveitou para espreitar o plenário e marcar o ponto. Hipótese 3-Mais um apanhado com as calças nas mãos. Hipótese 4-César, achas que somos totós?

Oh Zé, acerta o passo!

Imagem
Oh Zé, se queres reviver os velhos tempos de glória, acerta o passo!

(Ex) Special One?

Imagem
José Mourinho é (e continuará a ser por largos anos) o treinador português com melhor currículo. Mas o "dom" que fez dele o Special One parece ter desaparecido. Não que isso lhe tenha feito grande mal à carteira, pois, em cada despedimento, Mourinho embolsou indemnizações milionárias, mas, desportivamente falando, a fome dos dias de glória passados deve ser grande. E não acredito que, Mourinho, com o feitio que tem, se resigne a ser apenas mais um. Pois bem, a actual paragem é uma boa ocasião para um balanço, mudar o que tiver de ser mudado e fazer uma escolha criteriosa do próximo clube.

The Disposable One

Imagem

Método Keizer

Imagem
O método é velho e já teve outros seguidores em Alvalade. No futebol, ganha quem marca mais golos. Frente ao Nacional, a perder por 2-0, os adeptos tiveram tudo para esperar a primeira "escorregadela" da era Keizer. Mas o holandês, tendo percebido as debilidades dos leões na primeira parte, (re)inventou a equipa, levando-a a uma goleada das antigas.

Fim da linha

Imagem
O fim da era Bruno de Carvalho começou a 23 de Junho no Altice Arena e conheceu no passado sábado aquele que pode ter sido o último capítulo, pelo menos nos próximos anos: o recurso da suspensão por um ano de sócio aplicada pela Comissão de Fiscalização foi chumbado pelos sócios em Assembleia Geral, o que significa que, na melhor das hipóteses, e caso a segunda participação disciplinar em curso não adense o cenário, o antigo presidente apenas possa ser cabeça de lista numa eleição para o Conselho Directivo daqui a cerca de cinco anos e meio, em 2024.

Preso por arames

Imagem
O CDS tem memória muito curta e parece querer (re)escrever a História. O desinvestimento em infra-estruturas em Portugal não é de agora. Já vem desde há muitos anos, anos em que o CDS foi governo. Só por mero acaso é que nenhuma tragédia aconteceu nesse período. Portanto. madame , a iniciativa do CDS de sinalizar, até ao final do ano, as estradas. ferrovias e pontes em situação crítica não passa de mera demagogia política para (tentar) enganar papalvos.

De mãos a abanar

Imagem
Theresa May superou a moção de censura interna, mas na Europa parece não ter tanta sorte. Saiu de Bruxelas tal como tinha entrado, com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. Os líderes europeus não parecem dispostos a ir mais além do que já está acordado. E o que está acordado, como em tantas outras circunstâncias da vida, permite concluir (quase) tudo e o seu contrário.

A queda

Imagem
Quando muitos, mesmo dentro do seu próprio partido, apostavam tudo na queda aparatosa de May, eis que a senhora fez, mais uma vez, prova de vida. A única dúvida que permanece é se terá gasto a sexta ou a sétima vida...

Nada nem ninguém

Imagem
O aviso está lançado desde há muito tempo. Nada, nem ninguém impedirão May de negociar o (seu) Brexit, o que não corresponderá, necessariamente, às aspirações dos britânicos! Iludidos, durante a campanha, por notícias "cor de rosa" acerca das consequências da saída da União Europeia, os britânicos acordaram para a dura realidade: não haverá passadeira vermelha para a saída!

Jelly Lady

Imagem
Em tempos, a dama do Reino Unido foi de ferro. Hoje é mais do tipo "jelly" ...

Sonho de um dia de Inverno?

Imagem
Será esta a visão do Governo português relativamente ao mapa político da Península Ibérica? Não terá passado o 1 de Dezembro de 1640 de um sonho (lindo) de um dia de Inverno? Se não, parece. Vem isto a propósito das agendas, distribuídas pelo Governo a altos quadros da Administração Pública, em castelhano (língua principal, com letra de tamanho maior), aparecendo o português com letra do mesmo tamanho das línguas regionais espanholas (galego, basco e catalão).

Como é que ficamos?

Imagem
Como a confusão em torno do Brexit era coisa pouca, o Tribunal de Justiça da União Europeia anunciou que o Reino Unido pode voltar atrás de forma unilateral, sem que a decisão tenha de ter a aceitação dos restantes Estados-membros. Sublinhe-se, este entendimento é exactamente o oposto ao da União Europeia. Agora imagine-se o seguinte: o Parlamento do Reino Unido chumba o acordo, o Governo cai, das eleições sai um novo Governo que resolve fazer um segundo referendo em que ganha o não. Como é que ficamos? Por incrível que pareça, o cenário atrás descrito não é tão descabido quanto isso!

(All) Gone with the wind?

Imagem

Tiro pela culatra

Imagem

Game over

Imagem
De momento é impossível prever qual virá a ser o desfecho do Brexit, mas as sucessivas derrotas de May não auguram nada de bom. De qualquer forma, independentemente do que vier a acontecer, a carreira política de Theresa May terminará, seguramente, o mais tardar, a 29 de Março do próximo ano .Quem brinca com o fogo, arrisca-se a sair queimado!

Sem palavras

Imagem

Liar Liar (1)

Imagem
A vida complica-se para Bruno de Carvalho, desmentido por Jorge Jesus acerca de quem mudou a hora do treino no dia do ataque à Academia do Sporting. Segundo Jorge Jesus, o ex-Presidente dos leões "(...) mentiu em tribunal. O treino foi alterado das dez da manhã para as quatro da tarde, porque ele disse que precisava de tempo para que fosse criada a nota de culpa para suspender a equipa técnica ". Título do filme em Portugal: O Mentiroso Compulsivo.

Dificuldades técnicas

Imagem
A situação financeira do país é tão boa quanto nos pretendem fazer crer? É difícil de acreditar quando nem as bolsas de mérito dos alunos carenciados escaparam às cativações! Só depois de ter sido noticiado pelos meios de comunicação social de que as escolas apenas pagariam 50% da primeira tranche das bolsas de mérito aos alunos carenciados é que o Ministério das Finanças veio a público esclarecer que isso só aconteceu devido a "dificuldades técnicas" , o guarda-chuva que tem servido para desculpar tudo e mais alguma coisa. Pensará Centeno e companhia que somos um país de idiotas?

O feeling de Vieira

Imagem
Afinal Rui Vitória ficou porque Luis Filipe Vieira teve um "feeling" . Não se sabe exactamente acerca de quê, mas, presume-se, que tenha sido que Rui Vitória ainda vai ser campeão.

Ressuscitou!

Imagem
Enquanto treinador do Benfica, Rui Vitória esteve morto e enterrado, mas ressuscitou. Apesar disso, continuo a dizer, Rui Vitória é, mais do que nunca, um treinador a prazo. É uma questão de tempo. Provavelmente, digo eu, a continuidade de Rui Vitória só aconteceu porque Luís Filipe Vieira terá julgado que o podia despedir a custo zero!

Sem piedade

Imagem
Aquando do sorteio para a Liga dos Campeões, assim que ficou conhecido o grupo do Porto, a análise geral foi "podia ser pior, mas... o grupo é traiçoeiro" . Traiçoeiro porque, de tão equilibrado, as hipóteses de passagem de qualquer um dos quatro clubes eram, mais coisa menos coisa, idênticas. Passado este tempo, o Porto não só ganhou o seu grupo, assegurando a passagem à fase seguinte, como, pormenor importante, já contabiliza 65 milhões de euros ganhos. PS-Pensando na saúde financeira da SAD do Porto, a questão dos 65 milhões de euros já ganhos , passa de pormenor a pormaior.